Governo precisa arrecadar R$ 118 bi para atingir a meta em 2026

O governo federal terá que ampliar a arrecadação em R$ 118 bilhões para alcançar a meta fiscal de 2026, segundo o chefe do Centro de Estudos Tributários e Aduaneiros da Receita Federal, Claudemir Malaquias, – mas não deve ser com aumento de tributos ou criação de novos impostos.

Malaquias pontuou que o plano da equipe econômica é alcançar esse valor sem elevar a carga tributária, por meio de três eixos voltados à eficiência arrecadatória: facilitar a resolução de litígios, melhorar o ambiente de negócios e garantir a execução dos créditos tributários (recuperar impostos que não foram pagos).

“Esse conjunto de medidas vai ser discriminado por ocasião da lei orçamentária. Até agosto, essas medidas precisam estar em tramitação no Legislativo [PLOA a ser enviado até o fim de agosto]”, afirmou Malaquias.

Segundo ele, a recuperação de créditos tributários em disputa será feita com base em instrumentos já utilizados em anos anteriores, voltados à regularização mais rápida das pendências fiscais.

No caso da execução de créditos já reconhecidos, Malaquias ressaltou que não se trata de criar novos tributos, mas de garantir o ingresso de valores que já são devidos, mas ainda não foram pagos.

Sobre o ambiente de negócios, o auditor destacou que a complexidade dos processos tributários ainda impõe custos altos aos contribuintes.

“À medida que reduzimos isso, a gente permite que esses contribuintes ganhem competitividade. Medidas de simplificação ampliam a aderência de contribuintes a normas tributárias”, disse.


Fonte: cnnbrasil

 

Últimas Publicações

  • NR 1 Riscos Psicossociais | Profissionais Envolvidos

    Além do engenheiro de segurança do trabalho, diversos outros profissionais devem estar envolvidos na gestão de riscos psicossociais, formando uma equipe multidisciplinar para uma abordagem abrangente e eficaz. A composição ideal da equipe pode variar dependendo do tamanho e da complexidade da empresa, mas geralmente inclui:

    Profissionais da &.. (continue lendo)

  • NR 1 Riscos psicossociais | Ações Urgentes e Iniciais

    Levando em conta o foco nas doenças psicossociais, as empresas que ainda não se adequaram completamente devem priorizar as seguintes ações neste momento:

    Ações Urgentes e Iniciais:

    1. Entendimento Completo da NR-1 e suas Alterações:

  • As doenças psicossociais que mais causam afastamentos no Brasil

    Embora dados específicos e detalhados sobre as doenças psicossociais que mais causam afastamentos no Brasil possam variar dependendo da fonte e do período analisado, algumas condições se destacam consistentemente:

    1. Transtornos de Ansiedade:

    • A ansiedade tem se tornado uma das principais causas de afastamento. Dados.. (continue lendo)

  • NR 1 Riscos Psicossociais | Prevenção e Controle

    A nova redação da Norma Regulamentadora nº 1 (NR-1) estabelece a obrigatoriedade de incluir a avaliação e o gerenciamento dos riscos psicossociais no Programa de Gerenciamento de Riscos (PGR) das empresas.

    Foco de Atenção na NR1:

  • Como o empresário pode driblar o crédito caro?

    Em um cenário de crédito caro, como o que estamos vivenciando, os empresários precisam adotar estratégias inteligentes para driblar os altos custos e manter a saúde financeira de seus negócios. Aqui estão algumas dicas valiosas:

    1. Planejamento Financeiro Detalhado:

  • Marketing com Alma | Como Ser Humano em um Mundo de Robôs

    Vivemos numa época onde a inteligência artificial faz quase tudo, né? Mas, no meio de tanta tecnologia, o que as pessoas mais querem é se sentir gente de verdade. É aí que o marketing entra em cena, não só pra vender, mas pra criar conexões que tocam o .. (continue lendo)

  • IRPF | As normas e procedimentos para a apresentação da Declaração de Ajuste Anual

    As normas e procedimentos para a apresentação da Declaração de Ajuste Anual do Imposto sobre a Renda da Pessoa Física (DIRPF) referentes ao exercício de 2025, ano-calendário 2024, foram apresentadas na quarta-feira (12/3), pela Secretaria Especial da Receita Federal do Brasil. O prazo para a entrega da declaraç&a.. (continue lendo)

JW Contabilidade © - Todos os direitos reservados. | Desenvolvido por TBrWeb