Controle de caixa | Fundamental para o sucesso de sua empresa

O controle diário de caixa é fundamental para o sucesso de sua empresa, além de contribuir para uma boa gestão financeira e para a tomada de decisões acertadas.

Para controlar o caixa é necessário registrar todas as entradas e saídas de dinheiro e apurar o saldo existente. Mesmo sendo resumido numa simples conta de somar ou subtrair, acaba intimidando muitos empresários que apresentam forte resistência à organização e à disciplina.

Muitos fazem esse controle do caixa de forma intuitiva, não regular. Com isso, nem percebem quando estão perdendo dinheiro, deixando de ter lucro ou desperdiçando oportunidades de negócios.

A falta de sincronia entre receitas e despesas é o segundo motivo de fechamento das empresas e que dificultam sua condução, segundo pesquisa do SEBRAE-SP.

Na prática, o caixa deve ser controlado diariamente. Também precisa ser conferido, se houve erros de lançamentos ou desvios de recursos. As diferenças porventura existentes têm de ser apuradas no mesmo dia.

O controle de caixa fornece informações para conferir os recebimentos, os pagamentos e os valores depositados em bancos; controlar e analisar as despesas pagas; e, fornecer informações para elaboração do fluxo de caixa. Por medidas de segurança, evite ter dinheiro e cheques em caixa.

No quadro abaixo, segue um modelo de controle de caixa, com exemplos de entradas e saídas, bem como de apuração do saldo em caixa.

EMPRESA: COMERCIAL MODELO LTDA

 CONTROLE DIÁRIO DE CAIXA

 Data:

DIA

 HISTÓRICO

ENTRADAS

SAÍDAS

SALDO

2

 Saldo anterior

 

 

1.000,00 

2

 Vendas à vista - Notas: 152/153/155/159

500,00 

 

1.500,00 

2

 Recebimentos de vendas a prazo em cheques

1.000,00 

 

2.500,00 

2

 Pagamento Papelaria Alfa - NF 1300

 

50,00 

2.450,00 

2

 Pagamento serviços de elétrica - recibo

 

100,00 

2.350,00 

2

 Pagamento serviços de contabilidade - NF 700

 

500,00 

1.850,00 

2

 Pagamento Comercial Beta - dpl. 100

 

600,00 

1.250,00 

2

 Pagamento Comercial São José - dpl. 150

 

400,00 

850,00 

2

 Depósito em cheques no Banco Geral

 

500,00 

350,00 

SALDO A TRANSPORTAR

 

 

350,00 

Últimas Publicações

  • Como o empresário pode driblar o crédito caro?

    Em um cenário de crédito caro, como o que estamos vivenciando, os empresários precisam adotar estratégias inteligentes para driblar os altos custos e manter a saúde financeira de seus negócios. Aqui estão algumas dicas valiosas:

    1. Planejamento Financeiro Detalhado:

  • Marketing com Alma | Como Ser Humano em um Mundo de Robôs

    Vivemos numa época onde a inteligência artificial faz quase tudo, né? Mas, no meio de tanta tecnologia, o que as pessoas mais querem é se sentir gente de verdade. É aí que o marketing entra em cena, não só pra vender, mas pra criar conexões que tocam o .. (continue lendo)

  • IRPF | As normas e procedimentos para a apresentação da Declaração de Ajuste Anual

    As normas e procedimentos para a apresentação da Declaração de Ajuste Anual do Imposto sobre a Renda da Pessoa Física (DIRPF) referentes ao exercício de 2025, ano-calendário 2024, foram apresentadas na quarta-feira (12/3), pela Secretaria Especial da Receita Federal do Brasil. O prazo para a entrega da declaraç&a.. (continue lendo)

  • Novas regras do Pix e a Receita Federal

    O Banco Central está sempre trabalhando para deixar o Pix mais seguro para todos nós. Por isso, foram criadas novas regras que ligam o Pix à Receita Federal. Se você ou sua empresa têm alguma pendência com a Receita, como CPF ou CNPJ irregulares, as chaves Pix podem ser desativadas.  continue lendo)

  • A nova redação da NR 1 | Riscos psicossociais

    A NR 1 é como um guia para manter a segurança e a saúde no trabalho. Ela vale para todo mundo, desde o MEI que trabalha sozinho até a padaria do bairro com vários funcionários. E, olha, entender essa norma pode fazer toda a diferença para o seu negócio.

    O que é esse tal de GRO e PGR?

    Pensa no GRO.. (continue lendo)

  • IRPF | Declaração do Imposto de Renda Pessoa Física de 2025

    A declaração do Imposto de Renda Pessoa Física (IRPF) de 2025, referente ao ano-calendário de 2024, está prevista para ocorrer entre 17 de março e 30 de maio de 2025.

    Quem deve declarar:

    De acordo com as informações disponíveis, estão obrigados a declarar o IRPF em 2025 os contribuintes qu.. (continue lendo)

  • Falta de Pagamento de Impostos | Riscos e Consequências

    Na vida existem duas certezas: você vai morrer e vai pagar impostos. Todas as demais situações são possibilidades.Dito isso, vamos entender quais os perigos, riscos e consequências pela falta de pagamento de impostos.

    continue lendo)

Últimas Notícias

JW Contabilidade © - Todos os direitos reservados. | Desenvolvido por TBrWeb