Caracterização da relação de emprego

Caracterização da relação de emprego

Para que seja possível entender as relações de emprego e trabalho é necessário ter conhecimento de alguns dos conceitos básicos de empregador, empregado e as características básicas do vínculo empregatício.

Conceito de empregador

É considerado empregador a empresa individual ou coletiva que assume os riscos da atividade econômica, admite, assalaria e dirige a prestação de serviços. Os profissionais liberais, as instituições de beneficência, as associações recreativas ou outras instituições sem fins lucrativos, que admitirem trabalhadores como empregados, equiparam-se a empregador para os efeitos exclusivos da relação de emprego.

Conceito de empregado

É considerado empregado toda pessoa física que presta serviços de natureza não eventual a empregador, sob a dependência deste e mediante salário, não havendo distinções relativas à espécie de emprego e à condição de trabalhador, nem entre o trabalho intelectual, técnico ou manual.

Características da relação de emprego

Está caracterizada a relação de emprego sempre que nas duas extremidades da relação figurarem pessoas com as características de empregado e empregador. Os elementos caracterizadores da relação de emprego são:

· Pessoalidade: o empregado deve ser pessoa física e a prestação dos serviços deve ser personalíssima, uma vez que o empregado não pode ser substituído por outro no exercício de suas atividades. É o fator pelo qual o empregador escolhe seus empregados.

· Habitualidade: prestação dos serviços deve ser contínua e não eventual. A CLT não traz as expressões cotidiano ou diário, mas fala em trabalho contínuo e habitual. Logo, o trabalho não precisa ser diário, mas freqüente e de trato sucessivo.

· Subordinação: significa a direção e a supervisão do trabalho. Caracteriza-se pela dependência do empregado ao empregador. Decorre do poder de comando deste, uma vez que o empregado está subordinado às suas ordens. A subordinação pode ser: econômica, técnica, hierárquica ou jurídica.

· Onerosidade: relaciona-se à contraprestação devida pelo empregador ao empregado em razão da prestação de serviços. O dever do empregado é prestar os serviços e do empregador, de pagar por eles.

Convém ressaltar que a exclusividade não é elemento caracterizador da relação de emprego, pois o empregado pode prestar serviços a diversos empregadores, desde que os horários sejam compatíveis.

Últimas Publicações

  • Recolhimento de Impostos | Regime de caixa ou regime de competência?

    A escolha entre o regime de caixa ou regime de competência para o recolhimento de impostos da empresa depende de alguns fatores importantes, como o tipo de tributação da empresa, a natureza de suas operações, o porte e as características financeiras do negócio.

    Aqui estão as principais diferen&cce.. (continue lendo)

  • Networking: Por que é essencial para qualquer tipo de negócio?

    Importância do Networking

    1. Acesso a Oportunidades: O networking abre portas para novas oportunidades de negócio, parcerias, empregos e colaborações. Muitas vezes, vagas de emprego e negócios são preenchidos antes mesmo de serem anunciados publicamente, graças a recomendações e conexões.. (continue lendo)

  • Check-list | Obrigações legais

    Para garantir que sua pequena empresa esteja em conformidade com os requisitos legai.. (continue lendo)

  • Como definir objetivos a curto, médio e longo prazos

    Definir objetivos claros é essencial para o sucesso de qualquer negócio, incluindo microempreendimentos. Aqui está um guia passo a passo para ajudá-lo a definir objetivos a curto, médio e longo prazos:

    continue lendo)

  • Acidente de trabalho

    Um acidente de trabalho é definido pela legislação brasileira como aquele que ocorre pelo exercício do trabalho a serviço da empresa ou pelo exercício do trabalho dos segurados especiais (trabalhadores rurais, por exemplo), provocando lesão corporal ou perturbação funcional que cause a morte, a perda ou a redução, perm.. (continue lendo)

  • Os pilares do empreendedorismo

    Peter Drucker, amplamente reconhecido como o pai da administração moderna, definiu vários princípios fundamentais que formam os pilares do empreendedorismo. De acordo com Drucker, os seguintes elementos são essenciais para o sucesso de um empreendedor:

    1. Inovação

    A inovação é o cora&cce.. (continue lendo)

Últimas Notícias

JW Contabilidade © - Todos os direitos reservados. | Desenvolvido por TBrWeb