Controlar os custos é essencial para o crescimento e sucesso de uma empresa. Gastos excessivos ou desnecessários, ao longo do tempo, podem afetar a lucratividade do empreendimento, e levar o seu investimento por água a baixo. Para que isso não aconteça é preciso controlar as despesas.
Ao iniciar um processo para a redução de custos 'supérfluos', o empresário precisa ter conhecimento detalhado de sua estrutura financeira e não misturar gastos pessoais com os do empreendimento.
É importante o acompanhamento, pelo menos mensal, de todas as contas, analisando mês a mês a evolução ou redução dos resultados.
Além disso, deve-se pagar as contas em dia, evitando multas e juros; organizar todos os setores da empresa, evitando qualquer tipo de desperdício de papéis, tinta de impressoras, telefone, água, energia, etc.
Faça controle dos estoques, das contas bancárias, do contas a pagar e a receber, e dos demais ativos existentes na sua empresa. Esta é a espinha-dorsal de todo o negócio.
Administrar os horários de entrada e saída dos funcionários, entre outras ações, é uma dica que pode gerar lucros para a empresa. A economia é conquistada com grandes e pequenas atitudes.
Também é importante incentivar os colaboradores a reduzir custos, orientando e explicando o quanto é fundamental economizar. Crie formas de conscientização, mesmo que sejam simples, utilizando-se de comunicados, e-mail ou palestras.
Você pode fazer planilhas para controle, sejam elas manuais ou por computador.
Não confunda 'controlar' com 'fiscalizar' ou 'policiar', o que é simplesmente terrível.
Controlar é medir
Avalie se os resultados obtidos estão, ou não, dentro do esperado ou desejado, lembrando que a ação de controlar deve ser executada sempre, antes, durante e depois da execução de qualquer tarefa.
Desperdício custa dinheiro
O empresário pode promover a disciplina e o controle dos custos na empresa, através da consciência e responsabilidade de todos, encontrados no Programa 5S, que tem esse nome devido às iniciais das cinco palavras japonesas que resumem as etapas do programa:
Seiri - Descarte: separe o que é necessário do desnecessário;
Seiton - Arrumação: coloque cada coisa no seu devido lugar;
Seisso - Limpeza: deixe limpo o ambiente de trabalho;
Seiketsu - Saúde: mantenha a higiene em todos os locais que passarmos;
Shitsuke - Disciplina: cumpra naturalmente as regras, cultivando bons hábitos.
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